Disciplina+Hábitos Alimentares Saudáveis+Exercícios Físicos=Emagrecimento

Embora seja um Médico, gostaria de deixar bem claro que o objetivo deste blog não é fornecer informações técnicas do combate à obesidade, mas sim compartilhar experiências próprias que possam vir a ajudar pessoas portadoras de obesidade.
Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alimentação Saudável: Uma Realidade

Bom dia!
Hoje falarei um pouco sobre alimentação saudável. Nos últimos anos tentei experimentar, em vão, várias fórmulas milagrosas de dieta, Dieta Atkins, South Beach, Dieta da Sopa, entre outras... Inclusive fiz dietas de baixa caloria, sem sucesso, talvez devido à minha imaturidade.
Hoje posso garantir para o leitor deste blog que não existe milagre, nem medicação para emagrecer com saúde. A única formula eficaz e duradoura é combinar dieta balanceada, com a quantidade suficiente de calorias para o bom funcionamento do organismo, em associação com atividades físicas regulares. A disciplina e força de vontade é fundamental. Não existe vitória sem sofrimento. Confesso que no meu caso o resultado geral foi e tem sido muito além do esperado, suprimindo qualquer lembrança do sofrimento inicial.
Tenho ingerido entre 2000 e 2500 kcal/dia, pode perceber que não é diferente que a dieta normal indicada para todo adulto, basta reparar nos rótulos dos alimentos, tudo é baseado em um consumo diário semelhante a esse valor.
Como de tudo, evitando açúcar, gordura, fritura, doces, carnes gordas, carboidrato em excesso, bebida alcoólica (1 taça de vinho tinto à noite é sagrado). Criei o hábito de ler o rótulo dos alimentos, passei a entender melhor o que estou comendo.
Vinha comendo muito mal ultimamente, se continuasse dessa forma estaria me condenando a morte precoce. Cerveja pelo menos 3 vezes na semana, muita quantidade, picanha com gordura pelo menos 2 vezes na semana, carne de porco, Macdonalds, frituras... Doce nunca foi um problema pra mim, mas no auge da comilança passei a ser chocólatra, nunca resistia a um bombom ou um sorvetinho, isso é grave, ainda mais quando se convive com uma formiguinha. Para quem não entendeu a Elisângela seria capaz de trocar qualquer refeição por algum tipo de doce, estou tentando, aos poucos, mudar este comportamento dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário