Disciplina+Hábitos Alimentares Saudáveis+Exercícios Físicos=Emagrecimento

Embora seja um Médico, gostaria de deixar bem claro que o objetivo deste blog não é fornecer informações técnicas do combate à obesidade, mas sim compartilhar experiências próprias que possam vir a ajudar pessoas portadoras de obesidade.
Powered By Blogger

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cuidado com o clima: Prefira o aquecimento global

Bom dia!
Hoje gostaria de começar falando do clima, que nessa época costuma ser muito agradável, com as sucessivas frente frias vindas do sul do país, as temperaturas despencam e lá fora aquela chuvinha constante nos convida a permanecer em casa, assistindo tv e com o consequente aumento das necessidades do nosso corpo em manter a temperatura agradável temos mais fome que o normal.
O clima, associado à situação em que me encontro pode ser um inimigo perigoso para qualquer dieta ou plano alimentar. Quem acompanha este blog sabe que estou me recuperando (muito rapidamente por sinal) de uma cirurgia no ânus, portanto não estou podendo sair de casa para trabalhar e muito menos fazer exercícios físicos, com isso tenho tido um relacionamento, muito mais estreito do que gostaria, com a internet e a sky. Como não consigo mais dormir como antes, quando estava muito gordo, dormia demais, mal, mas dormia muito, tenho acordado cedo, tomado café com a Elisângela, que está trabalhando em uma clínica aqui perto, assim que Ela sai, inicio a higienização da ferida, o banho de assento e vou direto para o computador e tv. Almoço cedo, por volta de meio dia e tento dormir a tarde, mas não consigo, leio artigos científicos para estudar um pouco, mas a concentração anda abalada.
Ontem foi um daqueles dias, muita fome, nada me satisfazia, então além da alimentação diária, comi pipoca vendo filme, 1 bombom, 2 pedaços de bolo e ainda jantei um caldo, ou seja fui dormir com aquela sensação de ter engordado. Sim, até para quem obteve o meu sucesso, recaídas acontecem, mas são raras. O importante é ter a consciência de que isso foi errado e desnecessário e lutar para que no outro dia isso não se repita. É essencial que você não deixe ocorrer uma recaída nos primeiros 3 meses, pois como os resultados ainda não são tão visíveis poderá fracassar os seus planos.
Quero levar uma vida normal, me alimentando de forma correta, mas tenho a plena consciência de que se não quiser me tornar uma pessoa chata, as vezes devo me permitir uma pequena folga, não posso resistir a uma pipoca e um filme com a minha esposa, isso ajuda a unir o casal.
O obeso deve encarar a obesidade como uma doença e a comida (isso inclui bebida também) como um vício, assim como as drogas ilícitas pertubam a mente dos viciados, comida ou situações que remetem comidaria (orgias gastronômicas) são fatores de risco para um insucesso e muitas vezes um dia apenas poderá abalar todo um plano duradouro de um futuro mais saudável.
Espero que esse não seja o nosso caso, e "só por hoje" vou tentar não comer errado e evitar guloseimas potencialmente maléficas para o meu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário